sexta-feira, 8 de junho de 2018

Festivais


  A maior manifestação considerada " O festival " de Woodstock em outubro de 1969 em uma fazenda em Nova York, aonde se apresentava vários artistas que de alguma forma se relacionava com o movimento hippie, que era contra o sistema da época.
  Alguns meses depois houve então o festival de Altamont, um grupo de rock do Mick Jagger, e este festival foi criado pelo Thermas Rolling Stones e tiveram a guarda dos hells Angels (gang) no ano de 68, uns meses depois de Woodstock.
  E com o sucesso de Woodstock decidiram fazer outro festival, com o dinheiro arrecadado em seus shows anteriores.Altamont investe no festival,que foi totalmente gratuito.Só que foi um desastre por conta de terem contratado os Hells Angels (gang dos Estados unidos) bem temida por lá, e em troca de pagamento da guarda do festival deram a eles um caminhão de cervejas que gerou uma grande confusão,ocorreram 4 mortes,sendo elas as primeiras mortes em festivais de contracultura.





Contracultura no Brasil

A Contracultura foi um movimento cultural da juventude nascida e
crescida durante um período de guerra e medo, que inicialmente passou a
ter maior destaque nos Estados Unidos e rapidamente se mostrou mais forte
em outros lugares do mundo.
Este movimento trouxe um estilo novo de mobilização e contestação dos
valores impostos pela sociedade. Pregavam palavras de afirmação como:
“É proibido proibir”, “Flower Power” (o poder da flor), “Desbunde, entre
outros. Foram capazes de mobilizar também a juventude brasileira que
buscavam a liberdade de expressão, através de músicas com mensagens
revolucionárias, e contestadoras referentes ao momento político em que o
Brasil se encontrava.
Era um momento de ditadura, um regime militar marcado pela opressão,
perseguição, falta de democracia, censura e repressão que marcou da
metade da década de 60 até metade da de 80. No entanto muitos não se
mantiveram calados, foram às ruas e fizeram passeatas, mesmo sabendo o
risco que corriam de morrerem, serem feridos, presos, torturados e
exilados. Jornalistas, músicos, artistas, atores, entre outros; foram
perseguidos fortemente por reunirem e influenciarem as pessoas a lutarem
e deixarem de ser marionetes do sistema vigente. E a maior corrente e
movimento que se pode encontrar dentro da contracultura no Brasil foi o
Tropicalismo. E fora do Tropicalismo outros artistas também obtiveram
destaque com suas letras críticas e inovadoras, são estes: Luis Gonzaga,
Tom Zé, Secos e Molhados, Joelho de Porco (ligados ao punk), Itamar
Assunção, Isca de Polícia, Chico Buarque de Holanda, Os Novos Baianos,
Elis Regina, entre outros.

Contracultura



Contracultura é não seguir um padrão imposto pela massa, um movimento de rebeldia da juventude em que marcou os anos 60, na qual tiveram movimentos como, o movimento hippie, a música rock, viagens de mochila, drogas, orientalismo, entre outros.
“Cultura, pois, é essencialmente arte-um dos piores prejuízos causados pela visão científica que domina a nossa cultura foi o distorcer, obscurecer e finalmente ignorar esse fato”.Carlos Alberto M. Pereira - O que é Contracultura.
‘’A compreensão do fenômeno da contracultura depende da erradicação desse preconceito, injustiçado em todos nós desde a infância’’ Carlos Alberto M. Pereira - O que é Contracultura.
Com isso jovem e pessoas não jovens se levaram a uma mudança, pela insatisfação, por não concordarem com o que a cultura de massa impôs para a sociedade, esses jovens buscaram pela mudança, outro modo de vida, assim surgindo uma nova era como, por exemplo, Os Beatles, Bob Dylan e Os Rollings Stones, com o Rock representando a juventude rebelde com suas músicas e shows apresentados ao público principalmente jovens da época.
Movimentos jovens como ‘’Paris 1968’’ em que jovens e operários se juntaram em manifestações e greves para lutarem por mudanças na qual conseguiram, como o aumento de salários dos operários.
Já no Brasil no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record de 1967, foi apresentada pela 1° vez músicos tropicalistas com Caetano Veloso e Gilberto Gil apresentando-se com guitarra que na qual não se usava na época, porém quando Caetano Veloso se apresentava com a música ‘’Alegria, Alegria’’ pessoas na qual vaiavam pelo uso da guitarra pararam ao se encantarem com a música.
Contracultura é lutar pela mudança e não aceitar o que se colocam a ser seguido pelo certo padrão social     ‘’No entanto, o que é certo é que a revolução anárquica que a Contracultura pregava e realizava deixou marca inequívoca, antes de tudo, introduzindo novos interlocutores no debate cultural’’ Carlos Alberto M. Pereira - O que é Contracultura.


Primavera dos povos

A primavera dos povos foram movimentos revolucionários que ocorreram por toda a Europa com o objetivo de contestar a estrutura dos governos autoritários que proibiam os trabalhadores de seus direitos e de sua liberdade.É também chamada de Revolução de 1848 e começou na França.
Ou seja,foi um movimento que gerou revolta por mudanças(guerras e revoluções) na Europa no século 19,sendo o ano de 1848 o mais revolucionário.Os estudantes de Paris foram o principal público,eles estavam insatisfeitos com o governo do momento e lutavam pela sua liberdade de escolha.100 anos depois houve a "nova primavera dos povos".
A Primavera de Praga ocorreu na Tchecoslováquia em 1968.Um grupo de intelectuais comunistas pretendiam "humanizar" o socialismo.Com reformas na liberdade política,na liberdade de expressão e intelectual(como a "liberdade musical",para eles poderem ouvir e criar o que quisessem).Essas transformações intensas eram defendidas principalmente pelos jovens.
O diálogo não deu certo,então em 20 de agosto de 1968 uma tropa de 650 militares dos exércitos da União Soviética e outros aliados realizaram a ocupação da capital da Tchecoslováquia.A população não se rendeu e realizou uma série de protestos.
Alguns jovens tentaram conversar com os soldados ou deitavam na frente de tanques militares,outros partiram pro confronto direto.Tiveram 72 mortes e 702 feridos.O estudante Jan Palach se matou em plena praça pública por causa dessa frustração que a opressão militar e as guerras causaram.